Menu

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Historia de Filadélfia


Filadélfia é um município brasileiro do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2004 era de 8.541 habitantes. Fundada em 1951, Fíladélfia tem seu nome originado do seu fundador, o senhor Filadélfio Antônio de Noronha e seu primeiro prefeito foi o senhor Dotorveu Maranhão Machado' um dos pioneiros da cidade. Pacata e ordeira, Filadélfia fica localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, onde faz fronteira com o estado do Maranhão, do outro lado do rio está a cidade de Carolina.
Filadélfia é uma cidade turística. No interior do município está localizada a Reserva Estadual das Árvores Fossilizadas, que apresenta o maior número de árvores petrificadas já descobertas no planeta. Outro fator que atrai os turistas é a praia fluvial, que se forma no Rio Tocantins nos meses de estiagem, fazendo com que a população aumente consideravelmente com a presença de turistas e filhos da terra vindos de todas as regiões e estados do Brasil. A atividade predominante no município é a pecuária e a agricultura, além da produção mineral, pois Filadélfia é grande produtora de gesso. Sua economia vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com o aumento considerável de empregos formais e a abertura de novos empreendimentos industriais e comerciais. O município conta com várias regiões e distritos, tais como a região da Barraria, os vilarejos "Zé Biel" ou "Bielândia", "Canabrava", "Mamoneira" e "Rodeador". Em 2010, parte do município, será atingido pela formação do Lago da represa no Rio Tocantins, construida na cidade de EstreitoMaranhão. A cidade está a 512 km de Palmas, capital do Tocantins.
EX-PREFEITOS: Dotorveu Maranhão Machado, Adeuvaldo de Oliveira Moraes, Raimundo Franco de Souza, Lindolfo Bento Pereira, Adailton de Oliveira Moraes, Manoel Gonçalves de Alencar, Ivanilzo Gonçalves de Alencar, Jose Bento Fragoso, Pedro Iram Pereira Espirito Santo, Gilmar Aires Fragoso, Carlos Martins Carneiro de Araujo(interventor), Sebastiao Dias da Silva(interventor) e Capitão Tavares(intervento

Nenhum comentário:

Postar um comentário